Nupequis-FAM/SC

O Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUIS-FAM-SC) foi criado em 1993, inspirado no Centre d`Etude sur l`Actuel et le Quotidien –Sorbonne, Paris V, dirigido pelo Prof. Dr. Michel Maffesoli e na vivência do NUPEQS-MG, estando desde sua criação ligado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). O NUPEQUIS-FAM busca o estudo da saúde no quotidiano como o “locus” privilegiado para a análise da vida social, considerando-a como criação coletiva, plena de significados. O aprofundamento teórico gira em torno do “paradigma do sujeito”, buscando a compreensão do ser humano no seu processo de viver contemporâneo, ou seja, enfoca as maneiras de viver, bem como, as maneiras de cuidar no dia-a-dia. Adota uma perspectiva fenomenológica, tendo como suporte a Sociologia Compreensiva e a Sociologia do Quotidiano.

A história do NUPEQUIS-FAM-SC sempre apontou para internacionalização desde sua criação como NUPEQS, com o envio de doutorandos para Université René Descartes (Paris V – CEAQ),sob a direção do professor Michel Maffesoli. Assim, vem articulando parcerias nacionais com pesquisadores de norte a sul do Brasil ( UFMG,UFBA, UFAC,ULPEL, UFAM, UEA, UEM, UFPE,UFRJ,UFF,UFSDR,UFFS,UEM entre outras) , bem como internacionais da França(CEAQ), Espanha (IMIBIC), Irlanda, Chile( UMAG) e Peru (UNMSM). Ressaltam-se suas produções integradas com as vertentes de estudo sobre Quotidiano, Imaginário, Razão Sensível e Promoção da Saúde de Pessoas, trabalhadores, Famílias e Comunidades, contemplando as temáticas : Tecnosocialidade, Reabilitação, Vulnerabilidades, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, na Atenção Primária em Saúde, nos diferentes cenários do SUS.

Os objetivos delineados para o grupo são:

  • Elaborar programas de estudos e investigações sobre a temática, com vistas à reflexão e produção de conhecimentos para a prática na área da saúde;
  • Desenvolver o ensino na área do quotidiano, imaginário e saúde, em nível de graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio entre pesquisadores, equipes universitárias, profissionais e comunidade, em geral, que se interessem pela temática, numa perspectiva interdisciplinar;
  • Divulgar trabalhos produzidos pelo Núcleo a nível regional, nacional e internacional;Subsidiar práticas que integrem a temática, adotando-se a razão sensível.

A produção de publicações nacionais, internacionais, como as realizadas em periódicos como a Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), a Revista Texto e Contexto-Enfermagem (UFSC), Desafios (Argentina) e SOCIÉTÉS (Revue des Sciences Humaines et Sociales – França); bem como a produção de vários livros e capítulos de livros publicados ao longo de sua trajetória de 20 anos mostram sua contribuição no desenvolvimento do conhecimento sobre o quotidiano e o imaginário, envolvendo a área da saúde e da enfermagem, tendo como foco especial a promoção da saúde das famílias.

A temática “Construindo o Ser Família Saudável no Quotidiano” vem se caracterizando como fio condutor das pesquisas e estudos realizados pelo NUPEQUIS-FAM.