Projeto GALEME

O presente projeto é uma continuidade das atividades que vem sendo realizadas com pessoas com deficiência e suas famílias em processo de reabilitação, desde 2015, com a Tese de Doutorado em Enfermagem, desenvolvida por Adriana Dutra Tholl e orientada pela Profa. Dra Rosane Gonçalves Nitschke, intitulada: “O  quotidiano e o ritmo de vida de pessoas com lesão medular e suas famílias: potências e limites na adesão à reabilitação para a Promoção da Saúde”, culminando com a criação do Grupo de Apoio às Pessoas com Lesão Medular (GALEME), ambos vinculado ao Laboratório de pesquisa, tecnologia e inovação em Enfermagem, quotidiano, imaginário, saúde e Família de Santa Catarina – NUPEQUIS-FAM-SC.

Desde então, tem-se desenvolvido oficinas teóricas e práticas de reabilitação, baseadas no Projeto NINHO para pessoas com deficiências e suas famílias, de modo individual e coletivo, passeios ao ar livre, estimulando a inclusão social, formações/capacitações para os profissionais da saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde e para estudantes da graduação e pós-graduação.

Ademais, têm sido realizadas palestras locais, nacionais e internacionais, vinculando à temática deficiência e reabilitação, com premiação de 1° lugar, da apresentação oral “Desafios e perspectivas da curricularização do cuidado de Enfermagem em reabilitação no Brasil”, no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, em Póvoa do Varzim/Portugal, em 2017 e 2° lugar da comunicação livre “GALEME: da pesquisa à aplicabilidade prática de histórias de sucesso”, Menção Honrosa na comunicação livre “Panorama das pessoas com lesão medular no Brasil” e no concurso de fotografia “GALEME – Grupo de Pessoas com Lesão Medular”, no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, em Aveiro/Portugal, em 2019.

Produziu-se vários materiais educativos, com destaque para o Manual de Cuidados às pessoas com Lesão Medular no cotidiano e o Documentário do GALEME, com acesso impresso e digital, além de capítulos de livros, artigos científicos e apresentações em eventos nacionais e internacionais. Organizou-se dois eventos locais e dois eventos internacionais, sendo que todas as atividades foram devidamente registradas no SIGPEX. Nestes últimos seis anos, desenvolvemos atividades com aproximadamente 4.500 pessoas, inclusive na pandemia da COVID-19, por meio de encontros virtuais e teleconsultas de enfermagem.

O projeto tem como objetivo geral: Desenvolver ações educativas multidisciplinares da beira do leito ao domicílio no quotidiano de pessoas com deficiências e suas famílias. As atividades educativas serão realizadas, semanalmente, por meio de consultas à beira do leito, no Hospital Regional de São José, na Unidade referência em trauma; os atendimentos individuais, oficinas em grupo e encontros do GALEME serão realizados no Centro Catarinense de Reabilitação – CCR/Centro Especializado em Reabilitação – CER II, Instituições públicas, vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina – SES/SC; as visitas domiciliares serão realizadas conforme a necessidade da família.

Espera-se reabilitar precocemente as pessoas com deficiências, colaborando para a redução de complicações evitáveis; facilitar o fluxo para o Centro Especializado de Reabilitação e a transição do cuidado para o domicílio, a fim de atingir o máximo de autonomia e independência nas atividades da vida diária, de acordo com o potencial funcional de cada indivíduo, favorecendo a qualidade de vida e inclusão social.