Projeto Ninho

O Projeto Ninho surgiu no final de 1995, tendo como objetivo geral: cuidar transdisciplinarmente da saúde das famílias que habitam a região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, no Sul do Brasil. Seus objetivos específicos são: Proporcionar um espaço alternativo para que as famílias discutam suas questões de viver e ser saudável no quotidiano; Possibilitar um espaço para ensino-aprendizagem; Integrar assistência, ensino e pesquisa e questões de cidadania nas problemáticas levantadas pelas famílias.

O Projeto caracteriza-se como trabalho de campo, com abordagem qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano, adotando-se os pressupostos do Interacionismo Simbólico, da razão sensível de Michel Maffesoli, reforçando uma característica pedagógica construtivista. Desenvolve-se através de oficinas semanais, reuniões, consultas individuais e familiares. O público-alvo envolve crianças, pais, familiares, realizando-se micro-oficinas junto aos trabalhadores, denominado de ‘pequenas pausas, grandes reforços’. Utilizam-se diferentes técnicas como a teia de aranha, a bola, bonecos, livros infantis, sensibilização e discussão de músicas, fantoches, linguagem circense, relaxamento, massagem, entre outros. Os  momentos das Oficinas e Micro-oficinas  são caracterizados como: acolhimento-alongamento, atividade central, conjunção, avaliação, relaxamento de despedida. Como Metodologia de Cuidado integra os momentos: Conhecendo o Quotidiano e o Cuidado; Definindo o a Situação do Quotidiano e do Cuidado; Propondo e Realizando um Cuidado e Repensando o Quotidiano e o Cuidado.

Nestes 18 anos,  entende-se que  o Projeto Ninho tem contribuído com famílias, a atingir uma melhor qualidade de vida, através da promoção da saúde no quotidiano, colaborando para o empoderamento e inclusão social, para fortalecer o Sistema Único de Saúde, a Estratégia de Saúde da Família, além da transformação dos Cursos na Área da Saúde, reforçando o espírito crítico dos estudantes a partir do entrelaçamento dos saberes populares  e acadêmicos. A produção de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses expressam a vinculação entre pesquisa, ensino e extensão.

 

2017 – OMS -OPS – AVALIAÇÃO PROJETO NINHO- SUS

 

apresentação SAENF2010.pptx